Download Windows 8 Developer Preview | Baixaki

O download do Windows 8 já chegou ao Baixaki. Compatível com os computadores atuais e ainda mais rápido e leve que o Windows 7, o Windows 8 é imperdível. Experimente o novíssimo Windows 8 Developers preview, versão que foi anunciada durante a palestra de abertura da conferência Build 2011, esta versão do sistema é incompleta, mas serve para dar uma idéia dos rumos que a empresa pretende tomar com o produto.

E o caçula entre os sistemas operacionais da Microsoft cumpre  uma das missões mais importante:s dá aos desenvolvedores ferramentas e um ambiente para que possam desenvolver e testar aplicativos otimizados para o Windows 8, para que eles já estejam prontos quando o sistema chegar às lojas e PCs do mundo todo em 2012.

download windows 8 baixaki

Apesar do nome, o “Developer Preview” do Windows 8 pode ser baixado por qualquer um disposto a correr alguns riscos usando software inacabado e com paciência para esperar o download, que varia entre 2.83 e 4.8 GB. Basta fazer o download do Windows 8 aqui no Baixaki e instalar a versão mais adequada para seu PC.

O instalador conta com vários “sabores”. Versões 32 (x86) e 64 bits, com ou sem ferramentas de desenvolvimento. Se você deseja instalar o sistema, fique sabendo que não é possível “desinstalá-lo”, ou seja, se você quiser voltar ao seu sistema operacional anterior, precisará ter uma mídia de instalação ou restauração. Para os que farão upgrade a partir do Windows XP e do Vista, é possível manter arquivos e contas de usuário. No caso do Windows 7, também será possível manter as configurações de sistema. Os requisitos de sistema são os seguintes:

  • Processador de 1 GHz;1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits);
  • 16 GB de espaço em disco (32 bits) ou 20 GB de espaço em disco (64 bits);
  • Placa de vídeo com suporte ao DirectX 9;
  • Tela com suporte a multitoque opicional, se você quiser aproveitar todas as novidades do Windows 8.

Windows 8, compatível com o seu computador:

Durante a apresentação do Windows 8 na conferência Build 2011 o presidente da divisão Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, fez questão de frisar que o novo sistema rodará tão bem quanto, e em alguns casos até melhor, que o Windows 7 no mesmo hardware.

Como exemplo, o executivo mostrou um netbook Lenovo (equipado com um processador Atom e 1 GB de RAM) que teria sido usado três anos antes, durante as primeiras demonstrações do Windows 7. Nele o sistema atual consome mais de 400 MB de RAM logo após o boot, mas o Windows 8, segundo Sinofsky, consome apenas 281 MB.

baixar windows 8 gratis

A mensagem é clara: para rodar o Windows 8 não será preciso comprar um novo PC. A máquina que você já tem hoje, rodando o Windows 7, provavelmente atende a todos os requisitos do sistema. A principal exigência é quanto ao monitor: para rodar a nova interface, chamada “Metro”, ele deve ter resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

O sistema é otimizado para telas “widescreen”, e o ideal é uma resolução de 1366 x 768 pixels, necessária para rodar dois aplicativos “lado a lado”. Telas com resolução menor do que 1024 x 600 pixels ficarão limitadas ao desktop “clássico”, como o usado no Windows 7. Quem quiser experimentar o sistema precisa de um PC com no mínimo um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de espaço em disco. Depois de instalado, o sistema consumiu apenas 8 GB. Nós do Baixaki ficamos impressionados com a rapidez da instalação: foram necessários apenas 20 minutos, do boot ao primeiro acesso ao desktop.

Windows 8, leve e com ótimo desempenho:

Ficamos surpresos com o desempenho do Windows 8 no modesto hardware de nossa máquina de testes. O boot levou apenas 35 segundos. Abrir aplicativos foi algo praticamente instantâneo, e alternar entre eles foi igualmente rápido. Não vimos a máquina “parar para pensar”, como é comum em PCs no dia-a-dia, embora a pequena quantidade de aplicativos no sistema com certeza contribua para isso.

A Microsoft promete que PCs feitos sob medida para o Windows 8 poderão dar boot em apenas 8 segundos, e entrar e sair de “hibernação” quase que instantâneamente. E um novo modo de economia de energia, chamado de “Connected Standby”, reduzirá o consumo ao mínimo, mas ainda assim permitirá que a máquina receba atualizações de e-mails e redes sociais, mesmo que aparentemente desligada. Estes recursos dependem de hardware específico que não existe em nossa máquina de testes, portanto não pudemos testá-los.

windows 8 developers baixaki

Windows 8, compatível com o seu Windows 7:

Apesar de todas as modificações da interface Metro, o Windows 8 vai manter a compatibilidade com seu antecessor. Na tela “Start”, há um atalho para o desktop clássico, que tem a mesma cara de sempre. Ao instalar um aplicativo não desenvolvido para o novo sistema, a boa e velha Área de trabalho também é utilizada.

O papel de parede é o mesmo, a Barra de tarefas segue o padrão e os ícones também são idênticos. A primeira mudança notável é o botão do Menu Iniciar. Deixando o cursor do mouse sobre ele, abre-se um relógio e um menu com atalhos para configurações, dispositivos, compartilhamento e busca.

A segunda modificação sensível é que, por padrão, todas as janelas do sistema seguem o padrão “Ribbon”, do Office. Há sempre ferramentas disponíveis, contextualizadas dependendo do arquivo ou pasta que o usuário seleciona. Essa barra é facilmente escondida por uma simples seta, assim, quem não gosta do recurso não precisa lidar com ele sempre.

baixar windows 8 baixaki

Há também modificações sutis na Barra de títulos. Os ícones estão ainda mais caprichados, e agora o texto nela é centralizado. Há muito capricho na janela do Gerenciador de tarefas. Ela utiliza cores para que as informações sejam compreendidas com mais facilidade pelo usuário. Quanto mais pesado um processo, mais forte é a sua respectiva cor, assim ele está sempre destacado. Há muitos gráficos que esclarecem o uso de processador, memória, disco e conexões de rede.

O novo Windows se mostra um sistema operacional muito mais leve e rápido, além de ter sido planejado desde o início para ser compatível com os computadores já existentes hoje. Para finalizar, o Baixaki incentiva que você faça já o download e experimente o novo sistema operacional da Microsoft: o Windows 8!

Video com a demonstração do Windows 8 Developers Preview:

 
Dê o seu voto para :
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (66 votos, média de: 4,65 de 5)
Loading ... Loading ...
Latest Comments

Deixe seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


by: